O papel do gestor de viagens

O Gestor de viagem corporativa tem um papel fundamental na implementação e gestão do programa de viagens na Empresa

Gestor de Viagens, onde você quer estar este ano? E como quer atuar no desenvolvimento do Programa de Viagens na Empresa?

Temos abordado sobre a importância de estruturar um Programa de Viagens de forma assertiva para gerar resultado para a Empresa.

O ano de 2020 trouxe muitos aprendizados e ficou ainda mais evidente a necessidade de trabalhar de forma estratégica, planejando o futuro com as informações do momento, sendo capaz de adaptar-se às mudanças.

O Gestor de Viagens dentro de uma Empresa tem papel fundamental, é peça chave, responsável por estruturar, implementar e mostrar a contribuição do seu trabalho nos resultados da Empresa.

De um modo geral, nas Empresas, o gestor de viagens é tido como um profissional responsável por fazer as reservas e resolver problemas, sendo visto como um profissional com atribuições operacionais.

Mas não é só isso, se um Programa de Viagens estruturado tem como objetivo auxiliar a Empresa a atingir seus resultados, o Gestor de viagens precisa atuar com uma visão holística, definindo objetivos, conectando todos os pilares, identificando as oportunidades.

Mas isso só é possível se mudarmos nossa maneira de trabalhar, e o gestor precisa ser o agente dessa mudança.

E você? Como tem atuado aí na Gestão das Viagens da sua Empresa? Seu papel está mais operacional, você segue fazendo microgestão ou já atua de forma mais estratégica?

Agora que você já sabe sobre a importância de atuar de forma mais estratégica, vamos falar sobre o Papel do Gestor de Viagens nas Empresa, quais as responsabilidades, hard skills, habilidades e atitudes necessárias.

O papel do gestor de viagens na Empresa

Independente da área em que a gestão de viagens corporativas está alocada na Empresa, RH, Facilities, Financeira, Compras, etc, o gestor de viagens é responsável por implementar o Programa de Viagens Corporativas, bem como fazer sua gestão.

Responsabilidades

Dentre as responsabilidades, podemos destacar:

● Implementar e fazer a gestão do Programa de Viagens

● Identificar as oportunidades para o Programa de Viagens

● Conhecer e alinhar as expectativas dos viajantes

● Conhecer os stakeholders

● Implementação de programas de comunicação e engajamento

● Apresentação dos resultados

● Integrar as demais áreas aos objetivos do Programa de Viagens

● Acompanhar e desenvolver o trabalho da agência de viagens

● Acompanhar e assegurar o cumprimento dos indicadores

● Identificar e promover inovações

● Fazer a gestão de fornecedores

● Identificar, definir e gerenciar processos

● Trabalhar com melhoria contínua de processos

● Resolver problemas e conflitos com criatividade e flexibilidade

Hard Skills

As Hard Skills podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, são tangíveis.

Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no trabalho.

Algumas hard skills necessárias aos gestores de viagem:

● Curso superior em Turismo, Administração ou Gestão; pós graduação em gestão

● Idioma, em destaque Espanhol e inglês avançados

● Pacote Office

● Conhecimento da Indústria de viagens corporativas

● Conhecimento de OBT (online booking tool), ERP (Enterprise Resource Planning), tecnologias disponíveis

● Conhecimento dos meios de pagamento

● Conhecimento básico de finanças e contabilidade

Habilidades

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é a qualidade ou característica de quem é hábil e possui aptidão, destreza, disposição.

Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar determinada tarefa ou lidar com uma situação específica.

A boa notícia é que as habilidades podem ser adquiridas, desenvolvidas e aperfeiçoadas.

E quais são as habilidades necessárias ao gestor de viagens?

● Análise Crítica

● Autoconhecimento

● Capacidade de comunicação

● Capacidade de solucionar problemas complexos

● Compreensão e Empatia

● Comprometimento

● Criatividade

● Ética e confiabilidade

● Flexibilidade

● Iniciativa

● Influência

● Inteligência Emocional

● Orientação a resultados

● Prestatividade

● Resiliência

● Técnicas de negociação

● Tomada de decisão, assertividade

Atitudes

Por fim, quais são as atitudes esperadas de um Gestor de Viagens?

● Empatia

● Assertividade

● Amar os desafios

● Aprender com os erros

● Ser protagonista de seu desenvolvimento pessoal e profissional

Estamos vivendo um cenário de desafios, um mundo transformado.

Ficou ainda mais evidente a necessidade de uma atuação mais estratégica e menos operacional por parte do gestor de viagens. 

O mundo já vinha mudando em uma velocidade muito grande, mas agora vivemos a era da incerteza e os desafios estão muito mais constantes. 

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