Descubra quais são as ferramentas e como utilizar recursos estratégicos para alcançar os objetivos do Programa e se destacar
Mas, pra gente começar, o que é um Arsenal?
No universo corporativo, um arsenal pode se referir a um conjunto de recursos, ferramentas ou estratégias que uma empresa ou organização possui e utiliza para alcançar seus objetivos e metas.
Por exemplo, um arsenal de marketing pode incluir uma variedade de ferramentas, como campanhas publicitárias, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras táticas, que a empresa utiliza para promover seus produtos ou serviços e aumentar sua base de clientes.
Em geral, um arsenal no contexto corporativo pode ser visto como um conjunto de recursos valiosos e eficazes que a empresa utiliza para se manter competitiva e alcançar seus objetivos.
E como traduzir isto para você Gestor de Viagem na gestão do Programa de viagens aí da sua Empresa?
Da mesma forma, o Arsenal do Gestor de Viagem é um conjunto de recursos eficazes que te ajudam a maximizar os resultados do Programa de Viagens.
Tenho certeza que você já ouviu aquela que tenho uma Ferrari, mas dirijo um Fusca, né? Isso porque, pra dirigir uma Ferrari, não basta apenas ligar o carro e sair por aí, além de conhecer do básico, você também precisa saber o que mais ela entrega e como usar os recursos disponíveis. Um Arsenal, da mesma forma, não é composto apenas das ferramentas, mas também do conhecimento de como utilizá-las e da estratégia que você vai usar.
Então, aí vem a pergunta que vocês me fizeram ontem:
O que é o Arsenal do Gestor de Viagem?
Um Arsenal top é composto por Repertório + Conhecimento + Ferramentas + Estratégias
E por que ele é importante?
A resposta é simples: ao implementar um conjunto de recursos valiosos e eficazes, você vai ter entregas mais rápidas e assertivas, parar de ficar batendo a cabeça pra saber como faço isso ou aquilo, se tornar autoridade no que diz e faz, além de atuar de forma mais estratégica no Programa, trabalhando naquilo que importa, sem ficar perdendo tempo com atividades aleatórias no seu dia a dia.
Eu não sei você, mas eu sou incansável na melhoria contínua, estou sempre buscando o 1% melhor a cada dia é o meu arsenal que me faz ir além!
O que você precisa para montar um pra chamar de seu?
- Repertório: Saia do Aquário: Você já reparou que em um aquário, os peixes costumam ter o mesmo comportamento? Por isso, busque novas experiências, converse com pessoas diferentes, permita-se viver experiências fora da sua rotina e que possam agregar valor. Pra fazer isso, busque consumir conteúdos fora da sua área de atuação. Como você quer pensar diferente se você fica usando sempre o mesmo repertório?
- Conhecimento: Seja um life long learner, busque por aprendizado e desenvolvimento do seu conhecimento. Você pode fazer isso através de cursos, lendo livros, escutando podcasts, participando de fóruns de discussão. Você precisa conhecer os recursos, lembra da Ferrari? Saia do lugar que já sei fazer isso ou aquilo e exponha-se a conhecer o novo, busque o 1% melhor de você a cada dia.
- Ferramentas: Ter as ferramentas certas te ajudam a aplicar seu conhecimento e desenvolvê-lo cada vez mais. Além de, é claro, ser assertivo nas suas entregas. Calma, eu vou te dar uma lista de quais ferramentas fazem parte do meu Arsenal (isso é ouro!), mas antes disso vou te dar um exemplo: Você está aí batendo cabeça se perguntando se está trabalhando com a melhor agência de viagens. Já passou por isso? Eu aposto que sim! Se é que você não está passando por isso agora, né? Bom, aí você faz bench com pares, marca reuniões com as agências (nem estou falando de BID hein?) para conhecer o que cada uma faz e como faz, etc. A grama do vizinho é sempre. mais verde, né? Pronto, vc se encantou com uma agência que fez uma apresentação espetacular… e então você voltou na Empresa e falou pro seu gestor: Precisamos trocar de agência, tenho o melhor fornecedor pra gente! Mas pera aí? Você já fez a jornada do viajante pra mapear as dores e oportunidades? Mapeou as suas necessidades como gestor, as necessidades dos stakeholders e listou todos os requisitos e atribuiu pontuações em um scorecard? Não?! Então você não pode afirmar que tem o melhor fornecedor pra sua Empresa…. Viu como ter as ferramentas e saber utilizá-las vai te levar além?
- Estratégia: De nada adianta você ter o repertório, conhecimento e ferramentas e não aplicar uma estratégia assertiva, lembra do trabalhar naquilo que importa? Então, é exatamente isso.. onde você quer chegar? Uma estratégia bem definida ajuda a orientar e coordenar os esforços de todos os envolvidos, garantindo que todos estejam trabalhando em direção a um objetivo comum.
Se você chegou até aqui, já entendeu que não se trata apenas de ter modelos prontos e ferramentas, né? Mas sei que você está ansioso pra saber quais ferramentas devem compor o Arsenal do gestor, vamos lá:
- Mapa de desenvolvimento do gestor de viagem
- Plano de aprendizado
- Glossário (principalmente se você estiver começando)
- Ferramenta de mapeamento e diagnóstico do seu Programa de Viagens
- Ferramenta de mapeamento das atividades realizadas pela área de Viagens
- Ferramenta para desenho da jornada do viajante
- Ferramenta para mapeamento dos stakeholders
- Scorecard para avaliação de fornecedores
- Cálculo de redução de custo pela mudança de comportamento do viajante
- Cálculo de % de digitalização, automação e otimização do seu Programa de Viagens com identificação de oportunidades de redução de custo
- Matriz de automação de atividades
- Savings Plan
- Um modelo de política de viagens
- Ferramenta para planejamento estratégico
Eu tenho certeza que esse Arsenal te leva a outro patamar, te faz ter autoridade, ser referência e se destacar nas suas entregas. Me conta? O que você já tem no seu Arsenal?
E você sabia que todas as ferramentas acima você encontra na belinkers? Desenvolvidas com exclusividade para o Arsenal de todo gestor de viagem!